Vamos Falar de Lady Parts

10 julho 2017

Ultimamente tenho visto muitos artigos e publicações nos blogs alheios sobre higiene íntima e como cuidar da nossa vulva e áreas circundantes. Acho isto muito bem, que isto são coisas que devem ser faladas sem vergonhas e sem tabus. Mas passarem informações erradas aos leitores é que não.

Vamos deixar uma coisa bem clara: as vossas lady parts têm limpeza automática. E a não ser que alguma coisa de muito má estiver a acontecer (uma infecção urinária ou da flora vaginal, por exemplo), deixem-na estar sossegadita que a coisa funciona mais que bem.

Imaginem que a vossa vulva é a Regina George dos órgãos corporais que farta-se de dizer “you can’t seat with us” às bactérias ruins que querem estragar a festa equilibrada que está a acontecer nas vossas partes. Se forem o tipo de pessoa que trata dessa mesa da maneira que sempre fez sem a modernice de géis e cremes para manter o pH neutro não vão ter problemas. Se pertencerem ao outro lado da população que faz o oposto eu aconselharia a terem cuidado.

Posso dizer-vos que o pH de umas lady parts saudáveis é ácido (abaixo de 7) e que varia entre 3,8 a 4,2. Só nestas condições é que os bacilos de Doderlein (também conhecidos como lactobacilos) sobrevivem. E estes fofinhos é que trazem um ambiente de paz à vossa flora vaginal. A redução destes lactobacilos na vulva é a principal causa das irritações e infecções que claro que nos incomodam e nos obrigam a correr para o ginecologista. Sim, é verdade quando dizem que as nossas lady parts são uma flor sensível. O equilíbrio da flora vaginal é ténue, mas funciona perfeitamente se não fizermos mais do que tem sido feito há centenas de anos: lavá-la com a água do banho. Pronto. Está bom.

Muito resumidamente: se mexem com o pH as vossas lady parts não vão ficar contentes. E umas lady parts descontentes são lady parts que vão ficar doentinhas, e eu não estou a falar de constipações. Estou a falar de candidíase, infecções urinárias e coisas chatas. Deixem-na estar sossegadita, na sua praia, com a sua lavagem automática. Já nos basta o stress e outros factores externos para fazerem com que o nosso pH seja alterado e cause problemas, não é preciso sermos nós a ajudar à festa também.

Se não precisarem de produtos de higiene íntima (e se precisarem façam o favor de ir à ginecologista – nunca se automediquem que isto também conta como isso), tomem banho normalmente. Leave your lady parts alone (à laia de leave Britney alone) e acreditem que elas vão agradecer.

19 comentários

  1. A analogia está maravilhosa e deixa-me que te diga que como estagiária de ginecologia do 3o ano, comprovo tudo o que disseste. Menos é mesmo mais no que toca a este assunto :)

    agora estou neste blog: http://nouw.com/vivus

    ResponderEliminar
  2. verdade! eu tenho que usar sabonete intimo diariamente a recomendação do ginecologista por ser muito sensível e precisar de ''cuidado extra'', senão ela estava sossegadinha no seu lugar. Bom post ^^

    ResponderEliminar
  3. Fiquei um pouco confusa. Então com que devemos tratar a nossa lady ? Sorry

    Beijinhos 🖤
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com água, normal. Sempre que tomas banho :)

      Eliminar
  4. Eu uso o Gel Intímo da Bonté (Minipreço) há anos e nunca tive problemas ;)

    ​Eléctrico 28:​​ Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!

    ResponderEliminar
  5. Sublinho e assino por baixo, nunca uso nada desses sabonetes e dessas coisas.

    GIULIETTA

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada por este post! Alguém que conseguiu explicar de uma maneira engraçada mas ao mesmo tempo verdadeiro o motivo pelo qual não se deve utilizar esses produtos de higiene íntima que agora estão na moda. Vou mostrar às minhas amigas, já estou farta de lhes dizer para deixarem as lady parts sossegadas xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  7. Que post tão informativo e informal! Não poderia ter sido dito de melhor forma!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Palmas para este teu post, Ana! Super informativo e com umas gargalhadas à mistura :) acho que não se deve ter vergonha de falar destes assuntos e ainda há por aí muito mulherio com vergonha. Se falássemos mais, talvez existissem menos dúvidas e menos minhocas nos sótãos. Mas é preciso falar bem e com conhecimento. E, sem querer ter a mania, quem trabalha na área da saúde é que percebe bem os "quês" das coisas. Porque existem muitos "quês". Não é só dizer "Aiii vamos hidratar as nossas lady parts para elas ficarem fófinhas e cheirosas", como quem faz review da última máscara de rosto da Caudalie. Hell, no. Pronto, e já estou praqui a divagar. Adorei o teu post, pronto :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é complicado falar disso, Cat! Porque a malta ainda tem muito tabu à volta disto quando não devia - vamos lá ter controlo do nosso corpitxo, se faz favor!

      Eu achei mesmo que este post tinha de ser feito porque tenho visto por ai ultimamente muita informação errada e muita coisa a ser passada como "a melhor coisinha desta vida e um par de botas" quando, na realidade, não é bem assim!

      Eliminar
  9. Isto é informação, menina! :D Sim senhora! Por acaso eu uso um gel que ninguém me recomendou, mas quando paro de o usar vejo-me logo à rasca, for real :x mas ya, sem aconselhamento médico, acho que só tive sorte xD

    Mas...diz-me...sabonete normal e gel de banho e essas coisas. É um no-no? É só aguinha que se quer? Talvez o meu problema esteja aí xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim, podes usar sabonete e gel de banho... mas no corpo. Nunca directamente nas lady parts! Aguinha serve bem o propósito, e podes usar à vontade :)

      Mas olha, se usas um gel e se sem ele te vês à rasca hás-de fazer o teste: só água durante uns tempos e vê como isso corre. Se continuar na mesma, faz uma visitinha ao ginecologista porque podes vir a saber o que se passa em melhor detalhe!

      Eliminar
    2. És um anjo, Sra. Enfermeira. Vou fazer isso mesmo, muitas gracias!

      Eliminar
  10. Haja alguém!!! Obrigada! Existia um estigma tão grande à volta do assunto que foi preciso irem buscar produtos que não ajudam em nada para começar a falar no tema. Argh! Águinha da boa e não se fala mais nisso :)

    http://pt.witkonijn.net/

    ResponderEliminar
  11. Ótimo post, com humor e factos! Já estávamos a precisar de algo assim. O melhor mesmo é só água (claro, se não houver nenhum problema).
    Obrigada!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Ana pela informação, não fazia ideia :X

    ResponderEliminar
  13. Olha amei o teu post! Falas-te com tanta tranquilidade e abordas-te um tema ainda um pouco tabu para certas mulheres de uma maneira tão descontraída e divertida que deu mesmo para entender a mensagem e até para rir em algumas passagens!

    Eu sou das que deixa a lady part alone XD
    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017