A a Z da Fotografia

A fotografia pode ser uma coisa assustadora com as suas máquinas com muitos botões e termos complicados. Eu sei como é, já ai estive. E quando andava em processo de descoberta gostava que alguém me tivesse dado um dicionário de bolso com as coisas mais importantes. E é aqui que eu entro, nada temam.

Este não é de bolso. Mas é um pequeno guia fotográfico de A a Z, que espero que vos dê muito jeito!
A - Aperture (Abertura)
Têm curiosidade relativamente àqueles fundos meio desfocados? Isso é culpa da abertura (aperture) que tem um papel muito importante na fotografia.
A LER: DSLR 101: Os Básicos

BBokeh
São aqueles círculos (ou outra forma) de luz no fundo de cada imagem. A melhor forma de obter este efeito é quando a luz vem por trás do que estamos a fotografar como por exemplo por entre as árvores.

CComposition (Composição)
Aprender como fazer uma boa composição fotográfica é importante para a história - ou para a ideia - que queremos contar. A composição tem um papel poderoso na nossa imagem e eleva-a de fotografia rápida a uma pensada e delineada.

DDepth of Field (Profundidade de Campo)
A profundidade de campo que muito frequentemente vão ouvir os fotógrafos proferir quando eles estão a olhar para uma determinada imagem.


EExposure Triangle (Triângulo de Exposição)
Quando estão a aprender a fotografar em modo manual, entender o triângulo de exposição é fundamental para uma imagem com a exposição ideal. O triângulo de exposição é composto pela abertura, velocidade do obturador e pelo ISO.
A LER: DSLR 101: Exposição

FFlash
Se estão interessados em aprender como usar flash, não recomendo usarem o flash pop-up da vossa câmara. Invistam antes numa speed light ou num flash externo para vos ajudar a terem mais luz nas vossas imagens.

GGolden Ratio (Proporção Áurea)
Existem diversas maneiras de compor uma imagem. O golden ratio é um método que os artistas usam há anos. Podem até encontrar esse ratio na natureza!
A LER: Como Usar o Golden Ratio Para Melhorar A Tua Fotografia

HHand Strap (Fita para mão)
Não sei como é com vocês, mas usar só a fita de pescoço às vezes apoquenta-me porque tenho medo de bater com a Lola em algum lado (até me dá suores). Investir numa hand strap é uma boa solução para isso.

I - ISO
O ISO é uma parte importante no triângulo de exposição e também aquilo que pode (ou não) causar ruído nas vossas imagens. Dito isto: não tenham medo de aumentar o vosso ISO.
A LER: DSLR 101: Os Básicos

JJPEG
JPEG vs RAW? Qual escolher? Não basta pensar só na qualidade da imagem mas também no facto de terem (ou não) um programa para abrir, ver e editar imagens em RAW.

K - Kelvins
A melhor maneira de configurar o balanço de brancos (white balance). Nem todas as câmaras têm esta opção dos Kelvins mas, se a tua tem, recomendo que lhe dêem uma hipótese.


L - Lentes
Os fotógrafos (ou aspirantes) adoram o seu material. E contra mim (ou a favor) falo. No entanto descobrir que lente comprar pode ser um desafio. Que lente é que devem comprar primeiro? Se calhar  sabem que a querem comprar mas não sabem se a vão adorar... podem sempre alugar.

M - Modo Manual
Experimentem o modo manual durante duas semanas. Tomem controlo absoluto das vossas fotografias. Entender a velocidade de obturador, o ISO e a abertura não é tão assustador quanto parece. E aprender a usar estes três aspectos juntos vai ser uma experiência brutal!

NNoise (Grão)
Quanto maior o vosso ISO, maior a quantidade de grão existe na vossa fotografia. Muitas vezes isto é necessário, de forma a termos mais luz na imagem. Se não gostam muito disto, não se aflijam: pode ser corrigido no pós-processamento das imagens.

O - Overexposed
Se acham que as vossas imagens estão demasiado brilhantes e brancas, pode significar que tenham sido sobrexpostas. Um céu brilhante a mim não me incomoda, mas temos de ter atenção com o resto. Se acham que estão a fazer isto ou que o sol está demasiado brilhante, podem sempre ir para a sombra!

P - Pós-Processamento
Depois de se sentirem confortáveis com o triângulo de exposição, o próximo passo é aprenderem como editar as vossas imagens. Pessoalmente não edito muito as minhas imagens, mas edito todas as que acho que têm potencial e não temos de passar horas a editar a partir do momento em que desenvolvemos um sistema que funciona para nós. Posso editar uma imagem em segundos uma vez que estou só a melhorá-la e não a apagar os erros. Eu recomendo o Lightroom e o Photoshop para edição.

QQueriam...
... mas não me lembrei de nenhuma para aqui. Aceito sugestões!

RRegra dos Terços
Uma das regras de composição que a maioria dos fotógrafos aprendem primeiro é a regra dos terços. É um guia fantástico que ajuda a criar interesse e puxa o vosso objecto na frame.
A LER: A Regra dos Terços

S - Shutter Speed (Velocidade de Obturador)
A velocidade de obturador pode congelar a vossa imagem ou ajudar a criar movimento. É uma coisa engraçada para testar e experimentar.
A LER: DSLR 101: Os Básicos


T - Tripé
Tirar um autoretrato é uma boa maneira de, não só, aparecermos na fotografia como a ajudar a desbloquear a nossa criatividade. Há diversos desafios que podem ser feitos de forma a explorarmos isto e, um bom tripé, é um bom investimento. É óptimo para autoretratos, tirar fotografias a comida, em situações com pouca luz e quando queremos fazer longas exposições.

U - Unicidade
Cada pessoa - e fotógrafo - vê o Mundo de uma maneira diferente e única. Parte da nossa aventura passa por descurtinar como captar as fotografias à nossa maneira. É desafiante encontrarmos o nosso estilo mas, quando o fizermos, podem ter a certeza que as pessoas começam a associar aquelas imagens ao nosso nome.

VVantage Point
Quando estamos a compor a nossa fotografia, normalmente experimento três pontos de vantagem. E o que é um ponto de vantagem? É uma posição ou sítio que permite uma grande ou favorável vista da cena ou da situação.
Muitas vezes a imagem que temos na nossa cabeça pode ser uma coisa mas, depois de experimentarmos outros pontos de vantagem, podes descobrir que existia uma maneira mais interessante de contar a história que queremos.

WWhite Balance (Equilíbrio de Brancos)
Se queres que as tuas fotografias pareçam profissionais, uma maneira de fazer isso acontecer é ter o equilibro de brancos certo. Podem usar um dos setups da vossa câmara ou podem criar um personalizado por vocês.
A LER: DSLR 101: Equilíbrio de Brancos

XXperimenta (eu sei, é puxado)
Eu sei que não começa com X, mas é uma das coisas mais importantes que é esta jornada de gostar de fotografia. Experimenta tudo: diferentes lentes, diferentes estilos de edição, diferentes luzes e diferentes composições. Brinquem! Descobre aquilo que gostas e não te limites àquilo que os outros estão a fazer.


Y - Your Life
Muita gente começa a interessar-se por fotografia para captar momentos em família. Ou entre amigos. Ou por qualquer outra coisa. E a vida é sempre um assunto magnífico para se fotografar porque temos de tudo e nunca se torna aborrecido. A tua vida é o teu melhor modelo!

ZZoom Lens
Muitas das vezes os fotógrafos vão dizer que ou são team fixed ou team zoom no que toca a lentes. Eu cá sou team both. No que toca a lentes de zoom estou apaixonada pela minha 75-300mm da Tamron. Foi barata e faz um trabalho incrível. Se estiverem à procura de uma para investir... esta é uma boa aposta!

8 comentários:

  1. Olá Ana
    Obrigada por este post. Vou guardá-lo para consulta futura.
    Beijinhos
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já fotografo há algum tempo, mas é sempre bom recordar alguns termos. Obrigada*

    ResponderEliminar
  3. Um resumo excelente, e um bom ponto de partida para quem tem o "bichinho".
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Estou a precisar de aprender muito sobre fotografia!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017