10 Coisas Que Gostaria de Ter Sabido Antes de Ter Escolhido Enfermagem

17 janeiro 2017

Não me vejo a estudar outra coisa que não seja Enfermagem. Sim, estou farta de dizer isto, é verdade, mas é mesmo a sério.

Um ano de meio depois a estudar Enfermagem numa das melhores escolas do País (também é a sério) cheguei à conclusão que existiam coisas que eu gostava que me tivessem dito antes de ter entrado neste curso. Não para escolher outro mas para me preparar psicologicamente que isto é tudo muito bonito, muito bonito mas é complicado.

1. NÃO É TÃO FÁCIL COMO TODA A GENTE DIZ
Quase toda a gente diz que o curso a sério - e que dá trabalho - é medicina. Meus amigos, a nossa carga horária é um bocadinho mais leve... mas não por tanto assim! Isto não é fácil, e não é só a carga de trabalho da coisa, é também a carga emocional e tudo o resto.

2. CHORAR VAI SER SEGUNDA NATUREZA
Vais dar por ti a chorar muito: de felicidade porque passaste a uma cadeira, de frustração porque aquele procedimento não correu assim tão bem. O choro vai ser constante, mesmo quando estiveres perfeitamente feliz e contente com a tua vida. É estranho dizer isto, mas acaba por ser uma das nossas maneiras de lidar com o stress e com as preocupações.

3. NUNCA MAIS VAIS OLHAR PARA AS COISAS DA MESMA FORMA
Uma bolha nunca mais será só uma bolha - mas sim uma flictena -, um corte nunca mais vai ser o mesmo e vais perguntar-te mentalmente se vai ser preciso levar pontos e se tens o material necessário para fazer pensos em casa (a resposta para esta última é sim) e vais sempre perguntar se aquela coisa que apareceu naquela tia de uma amiga da prima é preocupante ou não. Vais dar por ti a pensar se aquela mancha ali é alguma coisa ou se aquele alto que insistes que tens no pescoço é um gânglio inchado (e vais ficar de olho de forma obsessiva).

4. COMO ESTUDAR PARA PARA AS FREQUÊNCIAS QUANTO TE SÃO DADOS POWERPOINTS COM TREZENTOS SLIDES (MAIS A LEITURA RECOMENDADA)
Esta vai ser a mais difícil de conseguir dominar. Tens uma frequência que tem, no máximo, cinquenta perguntas e o professor mete os PowerPoints com a matéria no Moodle de forma a que consigas estudar. E tu abres um e vês que tem duzentos slides. O outro tem cento e dez. E o outro já tem noventa. Menos do que cem é vitória - sobretudo porque ainda tens mais não sei quantos livros da leitura recomendada para dar um olhinho.

5. O STRESS INERENTE
Vocês vão ter meses para fazer um trabalho ou para estudar mas vão estar cobertos de stress já nessa altura. Ora porque vão ter apresentações orais nessa altura, ou trabalho escrito, ou formações ou o diabo a sete. O stress pode ser muito overwhelming às vezes e mesmo que passemos a uma cadeira, podemos continuar com aquela vontade de desistir. Não o vais fazer, claro.


6. QUAL É A RESPOSTA MAIS CORRECTA PARA A PERGUNTA
Um professor vai-te fazer uma pergunta. E tu vais responder correctamente. E outro colega teu vai dizer outra coisa e vai estar certo também. Existem muitas respostas certas para uma pergunta. A dificuldade é saber qual é a resposta mais correcta para a pergunta feita.

7. A TUA TURMA VAI SER UMA FAMÍLIA
Vocês vão passar cerca de doze horas todos os dias durante quatro anos juntos (e se forem estagiar para os mesmos sítios as horas sobem). Vão rir juntos, vão chorar juntos, vão-se revoltar contra alguma coisa juntos e também se apoiarão em situações que qualquer outra turma de qualquer outro curso não vai entender.

8. HÁ O MUNDO REAL E O MUNDO DE ENFERMAGEM
Quem não estuda Enfermagem não vai entender metade daquilo que tu dizes. Nem se vai rir das piadas sobre cocó que vais fazer. Nem vão achar piada que falem de pús ou de secreções às refeições. E é aqui que há a diferença entre o mundo real e o mundo de Enfermagem. Tu estás entre os dois... mas bem mais embrenhada no de Enfermagem.

9. CAFEÍNA É O TEU MELHOR AMIGO (E QUANDO NÃO A BEBES ESTÁS TRAMADA)
Vais virar noites em branco a estudar, vais ter insónias por antecipação dos trabalhos que tens para fazer e, consequentemente, vais ter um EV ligado com cafeína porque é a única coisa que te faz aguentar o dia de aulas depois de te teres deitado às três da manhã para entrares às oito para Patologia. Se forem como eu e a cafeína não pode trocar no vossos sistema... boa sorte. É mais difícil para nós!

10. VAIS TER SEMPRE HORAS DE SONO PARA REPOR
Podes dormir doze horas na noite anterior mas vais ter sempre - mas sempre - horas de sono para repor. Até hoje estou a tentar entender este fenómeno...sem sucesso. Só sono. Muito.

19 comentários

  1. identifiquei-me mesmo, então as coisas ou piadas que as amigas que não estão em enfermagem não entendem, são uma constante (:

    ResponderEliminar
  2. mas no fim aposto que vai valer a pena :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Identifico-me tanto com o que referiu! Principalmente na parte das piadas e falar de coisas menos próprias (para os comuns mortais :P ) às refeições.
    Destes pontos, penso que os que mais gostava que me tivessem dito estão relacionados com a gestão do stress e emoções... Quando disse que ia seguir enfermagem só me disseram "vais limpar cus" e, quer na altura quer agora, penso que isso é o menos... Mas gerir o stress? Isso sim é complicado!
    Mas parabéns! Muito bom!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Descobri agora o teu blog e adorei!
    Continua com o excelente trabalho :)
    Convido-te a visitar o meu: myboulevardblog.blogspot.pt
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso! Um post muito interessante. Tenho uma amiga em enfermagem e acho que ela agradecia que lhe tivessem dito isso também!
    Espero que te corra tudo bem!
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. olá, nao estou em enfermagem, mas identifico me com a maior parte das coisas que enumeras :D acho q a parte das piadas, todos os cursos devem sentir o mesmo ahah tal como a maneira de ver as coisas.
    muito sucesso nesta etapa, e que continues a gostar.
    beijinhos, jess
    http://girlygirlsthinkpink.blogspot.nl/

    ResponderEliminar
  7. Quando é aquilo que gostamos os sacrifícios não são assim tão graves :)

    ResponderEliminar
  8. Eu queria comentar, mas não sei bem como comentar.
    Queria entrar em enfermagem este ano e são todos estes pontos que me deixam super reticente...Não por ter que estudar mas porque vou continuar a trabalhar e o curso por si só é muito exigente.
    O ponto diz irá continuar durante muito tempo (se trabalhares por turnos e fizeres turnos da noite). O stress irá continuar mas irá ser algo mais "equilibrado", saberás como reagir em determinadas situações.
    E o ponto 6, irás precisar dele ao longo da tua vida enquanto enfermeira.

    Adorei o texto Ana.

    ResponderEliminar
  9. Não me vejo nesse curso, confesso que sou muito mais uma pessoa de ciências sociais e humanas... mas se tu gostas é fantástico, nada melhor que saber que estamos no caminho certo!
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Apesar de não ser deste curso identifico-me com muitos dos pontos que aqui falaste!

    ResponderEliminar
  11. Enfermagem é e será a minha profissão de sonho! :)
    adorei o teu blog, estou a seguir! Beijinho!
    http://itsnanacorner.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Encontramos stress em todo lado, principalmente quando ainda somos tão "fresquinhas" que tudo o que nos perguntam, mesmo que saibamos a resposta, parece um alien.
    Felizmente ando com o stress um pouco mais controlado, mas desde que aprendi mais coisas que já vou sabendo lidar melhor. É preciso é respirar fundo e tentar soltar as ideias :D
    Ser estudante universitário coloca qualquer um - dos empenhados, claro! - à prova. Quem estuda o máximo que pode, quem faz os trabalhos todos e ainda vai às aulas sabe que o stress é uma constante. Nunca há tempo para tudo, mas ele arranja-se! :P
    www.letsdonothingtoday.com

    ResponderEliminar
  13. vi tanta gente a partilhar este texto da minha universidade! Está realmente bom! :)

    ResponderEliminar
  14. Conheci o teu blog através da "My Own Anatomy" e adorei!
    O teu conteúdo é excelente, muito interessante mesmo :)

    Beijinhos, Beatriz ❤
    http://beatriz-pedrosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Tenho um respeito imenso pelos profissionais de saúde, sejam ligados à medicina, enfermagem, psicologia, ... Se não tivesse tirado o curso que tirei, gostaria muito de ser enfermeira! Passo a vida a dizer que passei ao lado de uma boa carreira como enfermeira. Talvez noutra vida :) ahaha

    Live, Love, Laugh

    ResponderEliminar
  16. Eu não seria capaz de seguir esse curso. Tenho enfermeiros na família e sei que não é fácil. Admiro a tua coragem e determinação. É um voto de dedicação e eu agradeço que hajam pessoas como tu :)

    ResponderEliminar
  17. Apesar de estar em design, identifico-me com algumas coisas. Chorar é o pão nosso, o curso é difícil, ficamos todos sem paciência, por mais horas que durma nunca são suficientes e também existem respostas mais correctas que outras! Já para não falar do stress que é uma constante...


    Nomeei-te para uma tag!

    Beijinhos,
    Cor Sem Fim

    ResponderEliminar
  18. LOL... era mesmo isto quando estava em enfermagem. Acho que nunca bebi tanto café na vida e também nunca vi ppt com tanto slide. Eu lembro-me que às vezes nem os abria todos, porque honestamente nem valia a pena. E depois fui para psicologia e queixam-se quando os livros (originais) custam 40 euros e o professor têm meia dúzia de ppt com 20 ou 30 slides (neste momento respiro fundo)

    ResponderEliminar
  19. Tenho a certeza que serás uma boa enfermeira e podes cá vir dar "as picas" à Tim pq ultimamente só me deixam negra xD

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017