A Saudade Pós-Bloggers Camp

08 julho 2016

  [fotografia da Joana Sousa @ Jiji]

Pensei muito em como ia escrever a publicação sobre o Bloggers Camp. Não vos queria dizer como foram os dias porque para isso temos os relatos de quem lá esteve, não vos queria dizer o que fizemos que para isso temos o programa.
Sobrava-me contar como é a experiência do Bloggers Camp aos meus olhos.

Viver o Bloggers Camp sendo uma das organizadoras é quase a mesma coisa como vivermos um jogo da Selecção sendo o Cristiano Ronaldo. Não somos as melhores do Mundo, mas vivemos tudo intensamente.

 [fotografia da Joana Sousa @ Jiji]

O aquecimento começa logo em Janeiro: metemos em cima da mesa os sítios com potencial para receber o evento, a decidir o que queremos ou não fazer e a delinear o programa como um todo.
Depois começa a fase de convocação dos nossos jogadores: e-mail para cá, e-mail para lá, porta fechada aqui, janela aberta ali, negociações na primeira parte, parcerias não fechadas na segunda. Às vezes temos até que jogar mais à defesa do que ao ataque quando nos querem comprometer a nossa visão daquilo que é - deve ser e será sempre - o Bloggers Camp.

Este ano demos muito mais controlo às pessoas que foram (ou estavam a pensar ir) ao evento. Foram elas que decidiram datas e foram elas que decidiram os temas a serem abordados nos workshops. Não é fácil organizar uma coisa desta magnitude num País já pré-programado para serem sempre os mesmos a fazer tudo, mas tentamos todos os anos porque achamos que temos algo a acrescentar e que os blogs deviam ser mais democratizados.

Na minha opinião - e vocês podem perfeitamente achar que eu sou suspeita - o encontro deste ano foi mais completo e esteve muito mais perto daquilo que é a nossa visão do que queremos fazer nos anos vindouros. E isso faz com que a dinâmica da situação mude um bocadinho: estamos inevitavelmente mais stressadas e com mais responsabilidades aos ombros. É normal. Temos muitas pessoas a quem prestar contas caso alguma coisa corra mal - que não correu!

 [fotografia da Joana Sousa @ Jiji]

Por mais que nos organizemos vão haver sempre imprevistos - é inevitável -, mas é importante lidarmos com isso de forma natural. Este ano tivemos um imprevisto improvável, que só nos caiu em mãos a meio da manhã do primeiro dia do Bloggers Camp e que nos deixou um bocadinho ansiosas. A verdade é que tínhamos menos de vinte e quatro horas para o resolver e, por muito que queiramos, ainda não fazemos milagres. No entanto encontramos uma solução que, não sendo a ideal nem a que queríamos, agradou toda a gente e ainda ajudou no networking e no story telling (que são duas das skills que queremos mais promover no Bloggers Camp).

Confesso que é raro o dia de Bloggers Camp que consiga respirar como deve de ser e que não esteja uma pilha de nervos em que, à mínima coisinha, possa entrar em ruptura - sobretudo depois de dois semestres muito intensos na Faculdade. Eu pertenço àquela raça de pessoas que quer que tudo corra de maneira perfeita, que toda a gente se divirta e que não falte nada. Nem que para isso tenha de subir e descer três andares pelas escadas mais vezes do que aquelas que me apeteceu contar de forma a fazer acontecer. O Bloggers Camp é como se fosse o nosso filho e, como todas as mães, queremos o melhor para ele e que ele consiga mostrar todo o seu potencial.

E quando o último dos dois dias chega ao fim e ficamos só nós as três (eu, a Cat e a Cat) no hostel a arrumar tudo e a nos despedirmos mentalmente até ao próximo ano? Não é um momento fácil porque somos as três muito perfeccionistas e acabamos por demorar - sempre - uns dias a perceber que o encontro "correu mal" é mentira e que é tudo da nossa cabeça. É uma luta do caraças durante uns dias entre as nossas cabeças e a nossa razão. Demoramos sempre um bocadinho a sair desse mindset e a chegarmos à conclusão que as pessoas à nossa volta gostaram e que prometem sempre que para o ano há mais (normalmente acontece quando começamos a ler as publicações sobre o encontro).

 [instagram @joanofjuly e @leveseausentes]

A verdade é que é um fim-de-semana que passa sempre num instante depois de preparações de meses. E que traz sempre muitas saudades ao ponto de dares por ti, um mês depois de ter passado, a escrever esta publicação e a te lembrares de tudo o que acontecer enquanto desejas conseguir voltar atrás no tempo e passar por tudo novamente: todo o stress, toda a euforia, todos os abraços de quem já conhecias da primeira edição e de quem ficaste a conhecer na segunda.

  [fotografia da Catarina Coelho @ A Girl In Mint Green]

  [fotografia de família da máquina da Marta Chan @ Viver a Viajar]

Não podia deixar de agradecer especialmente aos valentes que nos aturam no fim-de-semana do Bloggers Camp (e nos outros dias todos): Mário, Pedro e Ricardo - obrigada. Acreditem que sem vocês não conseguiríamos.

O BLOGGERS CAMP 2016 AOS OLHOS DOS OUTROS

11 comentários

  1. Oh pá, vocês são umas perfeccionistas tontas - correu tudo tão bem! Venha o próximo, e nós lá estaremos para vos stressar ainda mais ahah :D

    PS: Continuo a adorar aquela foto nossa <3

    ResponderEliminar
  2. Não sei o que correu mal, não dei por nada.

    O BC é dos poucos momentos no ano em que não tenho de me preocupar com nada pois alguém que não eu está a organizar e a fazer as coisas. Imagino que vocês stressem muito e que tenham de improvisar muito, mas de fora parece sempre tudo planeado.

    ResponderEliminar
  3. Para mim correu maravilhosamente bem! :D Apesar de não ter tido tempo de assentar ideias, pois na segunda-feira a seguir já estava numa formação de empreendedorismo ^^, Eu sou doida!!! Um mês depois e já tenho o meu plano em marcha para dominar a blogosfera portuguesa!!! As vossas dicas foram o puxão de orelhas que eu precisava para dar uma volta de 180º no Eléctrico 28! Fiquei triste de não termos o workshop da parte da tarde, pois era o que me tinha despertado mais interesse, mas também sei que foram circunstancias que vocês não controlavam... Mas resumindo, concluindo e baralhando, Adorei <3

    Eléctrico 28: Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!

    ResponderEliminar
  4. Fui acompanhando no Insta o bloggers camp por quem lá esteve e admiro imenso o vosso trabalho e empenho :) muitos parabéns,a sério :)

    ResponderEliminar
  5. Espero poder ir para o ano *.*

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera ir ao Bloggers Camp. Na minha opinião, é uma iniciativa fantástica e única em Portugal! Estão as três de parabéns por terem organizado um evento tão espetacular que une bloggers de todo o país. Pelos posts que já li sobre a edição deste ano, nota-se que todos os participantes divertiram-se bastante e saíram de lá felizes :). Continuem o excelente trabalho.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  7. Um evento único :)
    Ainda não tive oportunidade de participar, mas quem sabe um dia :)

    ResponderEliminar
  8. Não imagino o que seja preparar um encontro destes e ver tudo resumir-se a dois dias em que tem de correr tudo «na perfeição» - mas acredito que a pressão seja enorme. Como já disse várias vezes, adorei o encontro e foi super importante para o meu percurso. Tenho muitas ideias e planos para o futuro próximo graças a todos os conselhos, aprendizagens e conversas que tive durante aquele fim-de-semana do início de Junho. Honestamente a única coisa que poderia desejar era que acontecessem mais pequenos encontros/workshops assim durante o ano, mesmo que de dimensão mais pequena! :p

    ResponderEliminar
  9. Preparar um evento destes dá muito trabalho, e acredito que todos os participantes reconhecem isso. Houve muito esforço da vossa parte, mas foi um esforço que compensou :) Eu adorei estar presente (mesmo tendo decidido ir só mesmo em cima da hora), e fiquei tão contente com tudo que para o ano lá estarei!

    ResponderEliminar
  10. Já o disse, mas não me canso de o repetir: Foi muito bom. Nada nunca é igual ao que imaginamos na nossa cabeça, basta haver pessoas para haver imprevistos. Venha o próximo! bjs

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito :) Excelente blog, Beijinhos!!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017