TECH | O Vício do The Sims

Não sou pessoa para ligar muito a jogos de computador mas há um que me faz bater palminhas e esse é o The Sims.

Ainda me lembro perfeitamente da primeira vez que joguei The Sims na vida. Devia ter uns oito anos e o meu pai tinha chegado a casa com um CD pirata (oh a delinquente que eu sou) que um colega dele na altura lhe tinha dado porque lhe pareceu que eu ia gostar muito do jogo.

Gostar muito é um eufemismo. Todos os dias, religiosamente, depois dos trabalhos de casa jogava um bocadinho. Gostava sempre de comprar aquela casa enorme com com telhado vermelho e uma piscina com uma árvore no meio. As minhas bonequinhas tinham sempre um de dois vestidos e o mesmo penteado porque eram os que eu gostava mais.

Como os meus pais viram que eu gostava mesmo do raio do jogo aproveitavam todos os Natais e aniversários para me oferecerem uma expansão. Do The Sims 1 tive todinhas. As minhas favoritas foram a Vacation, a Unleashed e a Makin' Magic. Ao fim destes anos todos ainda tenho o primeiro CD pirata para contar a história e todas as outras expansões também.

Anos depois chegou o The Sims 2 e o vício regressou. Tinha passado algum tempo sem jogar Sims já não me lembro porquê e o lançamento do segundo volume da saga de jogos que mais tinha gostado até à data tinha trazido o bichinho (e a vontade de jogar) de volta.
Não o comprei imediatamente. Na verdade durante os primeiros tempos joguei com o CD emprestado de uma grande amiga minha que agora está no Brasil (beijinhos Carol!). Eu e ela passávamos horas de volta do computador, depois das aulas, a criar personagens, a imaginar histórias e a afogar uns quantos (sem querer, claro) na piscina. O Sims 2 foi um dos que mais gostei. E, aproveitando as promoções que iam havendo, consegui completar também a sua colecção. Não vos sei dizer quais foram as minhas expansões favoritas - até porque gostei delas todas - mas a University e a Apartment Life fizeram-me muito contentinha.

Quando surgiu o The Sims 3 eu devo ter sido das últimas pessoas a experimentar. O Create-A-Sims irritava-me (no Sims 3) porque todos os que eu criava acabavam por parecer que tinham cara de panqueca. Eu não estou a brincar! Era frustrante! Por mais que fizesse alguma coisa eles acabavam sempre sem dimensão nenhuma na cara.


Um ano e umas cinquenta expansões depois achei que estava, finalmente na altura de trocar o Sims 2 pelo Sims 3. Custou-me horrores e durante imenso tempo recusei-me a desinstalar o anterior e ia jogando aos dois.
O Sims 3 foi aquele que teve as expansões mais interessantes mas também aquele que, para mim, mais problemas me deu. Na altura tinha um computador velhinho (o que tive antes deste) e achei que os problemas fossem por causa disso. Depois quando troquei para o Vaio que tenho agora a primeira coisa que fiz foi instalar o jogo para tirar as teimas. Os problemas continuavam e resignei-me. Queria jogar e recusava-me a abrir mão dele depois de tanto tempo para me habituar à ideia.
Joguei durante anos mesmo com os bugs parvos, mesmo que eles continuassem a parecer que tinham cara de panqueca só porque as expansões tornavam tudo maravilhoso. Era pesado, muito pesado. O Sims 3 é um jogo que puxava muito pelo computador. Mesmo novo e mesmo com os requisitos mínimos mais que superados.
Desde não comprei nenhuma expansão (nem o jogo base). Fiz aquelas maroscas típicas de pessoa que quer experimentar o jogo mas não tem dinheiro para o comprar (até porque aqui cada coisinha custava pelo menos uns quarenta euros).

Aguentei o máximo que pude com o Sims 3 até que todos aqueles bugs e ecrãs de carregamento infinitos levaram a melhor de mim e, num momento de loucura, desinstalei tudinho.
Levei mais de dois anos sem jogar Sims até que chegou até mim as notícias que iria existir o The Sims 4 com a promessa de ser bem mais leve para o computador.
Nessa altura comecei a acompanhar as páginas de Facebook de comunidades de The Sims - como a The Sims Portugal - para ficar sempre em cima do acontecimento e, quando uns meses antes do lançamento saiu um demo eu devo ter sido a primeira da fila a testá-lo.


E o vício voltou, e é real. Consegui recentemente jogar as minhas mãozinhas ao The Sims 4 e por isso tenho andado a testar tudinho e estou absolutamente fascinada! É certo que ainda faltam algumas coisas que os outros dois tinham - saudades toddlers - mas as interacções, os modos de construção, o gameplay e o Create-A-Sim compensam, e muito! Uma das partes boas? Já não ficam com cara de panqueca!

Estou a pensar fazer uma publicação daqui a dias para vos falar do gameplay com mais detalhe (e para vos mostrar uma casa maravilhosa que fiz pela qual estou babadíssima) e para vos mostrar também a minha Sim-Me até porque a primeira coisa que uma pessoa faz quando tem um jogo do The Sims novo para testar é fazer-se a sim própria. Que coisa tão narcisista!
(Mas vá até ficou parecida).


                       

20 comentários:

  1. Admito que também sou viciadissima no The Sims e a nossa história com o jogo é parecida, apesar de eu ter começado logo com o Sims 2. Tive uma data de expansões desse, uma data de expansões do Sims 3, e agora tenho o 4 e a expansão que já saiu do 4. Ainda não tive muito tempo para a experimentar, só a carreira de médico e não em pleno, mas o vicio continua. Um dia hei-de ser eu a viciar os meus filhos em The Sims!
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Também sou viciada em sims ! É o melhor jogo de sempre !
    xoxo,

    http://atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ai, nossa, como te compreendo! Também ia sempre para aquela casa grande com a árvore no meio da piscina e às vezes olho para esses primeiros The Sims e tenho vontade de os instalar no computador e voltar a jogar. Estou desejosa de ter o The Sims 4! xx

    lenaspetals.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Aos anos que não jogo Sims! Ainda me lembro de tardes passadas com amigas a jogar ao 1° que mal fazia zoom aos personagens! Quando chegou o 2° foi a loucura. Podíamos ver de perto os bonecos, e já eram mais parecidos connosco. Adorei a expansão dos animais, da Universidade, e a do Ikea porque adorava construir e decorar casas! Mas fiquei por aí. O terceiro estoirava-me o PC. :/

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Ai esse jogo, as horas que já lá vão a jogar isso. Também me lembro da primeira vez, o meu melhor amigo trouxe-me um cd (*cof* pirata *cof*) e ficámos a jogar durante horas com o meu irmão. Ainda hoje jogo mas estou à espera das expansões para o novo porque é muito mais giro com expansões.

    ResponderEliminar
  6. É dos únicos jogos que gostava e ainda gosto! Tenho os The Sims 3 instalado no meu computador, com a expansão dos animais. E adoro! Agora os The Sims 4, experimentei e desinstalei cerca de 2 ou 3 dias depois de instalar. Achei um bocado complicado, até a criação dos Sims, então voltei aos The Sims 3! :) E é bom saber que não sou a única a gostar ainda de jogar!

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post! :D Também fui viciada nos Sims 1 e 2! :D

    ResponderEliminar
  8. Eu durante anos e anos só joguei Sims (o primeiro). O ano passado, pelo Natal, resolvi dar uma prenda a mim própria e fiz logo o upgrade para o Sims4 e estou a adorar! E já estou a fazer mealheiro para comprar a primeiro expansão!!

    ResponderEliminar
  9. Sou completamente viciada! É o único jogo que jogo! E devo admitir que em tempo de aulas ja cheguei a ter que desinstalar para não jogar.. atualmente ja joguei o 4 mas não explorei como deve ser :(

    ResponderEliminar
  10. Que saudades - e memórias! - que este teu post me proporcionou!! Eu adorava jogar The Sims!! Gostei muito do 1º mas realmente o 2 foi o que me viciou! Passava tardes a jogar... Era tão giro! Depois, nem sei bem porquê, deixei de jogar. De vez em quando tenho saudades... :)

    ResponderEliminar
  11. Como te compreendo! Também fui e sou viciada!
    Eu recebi o meu primeiro sims devia de ter uns 10 anos, e foi no natal (gravado também) veio numa enorme caixa com milhentos cd's recheados de jogos... Era mesmo primitivo o primeiro sims e mesmo assim adorei! Acho que o The sims 2 foi sempre o meu favorito, tinha expansões para tudo e era fantástico... O 3 joguei também mas não foi aquele amor instantaneo, foi só para seguir a linhagem... Agora o 4 está muito bom! As personalizações estão perfeitas! Está mesmo muito bom a meu ver. No entanto, sinto faltas de algumas opções no jogo, tipo o telefone! Embirro com os telefones, porque é que agora só usam telemóvel? Ainda existem telefones fixos nos dias de hoje! Andei louca a procura e só depois de pesquisar é que lá percebi que afinal.. népias :( Quero muito que saia uma expansão com animais *.*

    Beijinhos,
    Blog | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar
  12. Finalmente alguém que partilha da minha paixão pelos Sims! Ainda não experimentei o The Sims 4 mas estou mortinha sendo que tenho o The Sims 2, descarregado na Origin quando a EA sports meteu todas as expansões para download grátis, e o The Sims 3 no pc! E por acaso a primeira personagem que eu crio nunca é a mim própria, mas sim a pessoa que eu adorava ser :b
    Beijinhos
    www.walldrawingss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Mesmo no outro dia olhei para a prateleira em casa dos meus pais e sorri ao ver os vários dvd's dos sims :D adoro, adoro, adoro! não jogo há anos mas tal como tu, foi o jogo da minha vida.

    ResponderEliminar
  14. Também adoro jogar sims! Ainda me lembro do vicio que era jogar ao 1 haha, desde então tenho jogado todos também. Até tenho gostado do 4 agora com a expansão. :)
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Sempre fui viciada nos sims! Ainda tenho toda a colecção dos sims 1 e os meus favoritos também eram esses! Agora já não consigo jogar x) Já estou demasiado habituada às possibilidades dos novos.

    Os sims 3 também foi dos que demorei mais a experimentar, demorei imenso tempo a ter o pc que aguentasse e não gostei de inicio, mais tarde apaixonei-me com o facto de poder passear à vontade.

    Com os sims 4 fiquei um pouco desiluida porque deram alguns passos atrás em relação ao sims 3, como a liberdade em andar no mundo sim, os toddlers, todas as bugigangas que havia para bebé e criança, que até penico tinha. Mas já ando a jogar muito mais :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Opah, tal e qual como tu! Adoro o sims. Para alem da jogabilidade o que gosto imenso é de criar e decorar espaços e habitações. Não é por nada mas sou bastante boa nisso. Costumas sacar coisas para o teu jogo? Beijinhos

    http://aboemiacatita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Também me lembro da primeira vez que joguei Sims 1!Passava horas a fazer jardins haha. O 2 não joguei tanto e, quando saiu o 3, fiquei altamente viciada. Passava dias inteiros a jogar. A perceber o que é que podia fazer mais. E assim passei anos até, há cerca de 2 anos, me ter fartado completamente. Já não havia mais nada a fazer, nada a construir, etc. Quando experimentei o 4, o ano passado, detestei. E agora acho que já nunca mais lhe vou pegar...a não ser que sinta muitas saudades :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Quero muito ter o The Sims 4 mas o meu portátil não aguenta o jogo xD No entanto, tenho o 3 mas nem tenho jogado, não tenho tempo.

    ResponderEliminar
  19. Eu só fiquei mais do que viciada quando ele apareceu no facebook, aquelas missões todas e o facto de poder interagir diretamente com os meus amigos fascinavam-me. Cheguei mesmo a gastar dinheiro do qual me arrependi. Tudo porque acabaram com o jogo. Ainda hoje não compreendo porquê devido à fama que tem mas enfim...
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017