PHOTOGRAPHY | DSLR 101: Exposure

Compreender como atingir a exposição (exposure) ideal é uma das chaves fundamentais da fotografia. Ninguém gosta de uma fotografia demasiado escura ou demasiado clara - no fundo a exposição é isso! - e, se usarem demasiada luz (ou não usarem luz suficiente) numa fotografia, pode ser muito complicado tratar disso quando estamos na pós-produção fotográfica (quando estamos a dar uns retoquezinhos no Photoshop ou no Lightroom).

A exposição é a quantidade de luz que deixamos entrar no meio fotográfico durante o processo de tirar uma fotografia. Uma exposição longa vai-nos dar uma fotografia muito mais clara e uma exposição curta vai fazer com que ela fique mais escura.

Devido aos variados níveis de luz que podem ocorrer à nossa volta, precisamos de controlar quanta luz deixamos entrar na nossa câmera. Podemos fazer isto ao ajustar qualquer um das três configurações principais: abertura do diafragma (aperture), velocidade do obturador (shutter speed) e ISO - podem ler mais detalhadamente sobre isso AQUI.

Quando ajustamos a abertura do diafragma da nossa câmera estamos a aumentar o buraquinho por onde a luz é autorizada a passar. Quando mexemos na velocidade do obturador estamos a dizer quanto tempo é que esse dito obturador pode estar aberto. E, finalmente, quando brincamos com o ISO estamos a configurar a sensibilidade do sensor da nossa câmera à luz.
(Eu sei que isto é um pouco confuso mas prometo que em breve irá começar a fazer sentido).

Sabem quando olham para o vosso viewfinder (aquela parte da câmera que serve para saber ao que estamos a apontar) e vêem aquela pequena barrinha no fundo? Isso é o vosso medidor de luz. O vosso medidor de luz é determinado com base nas configurações que vocês têm. Essa barrinha também pode ser encontrada no ecrã da vossa câmera sem stresses.

Por default o medidor de luz está no 0. Se ao tirarem uma fotografia acharem que ela está muito escura é só andarem com a rodinha que encontram perto do vosso shutter button (sim, é uma descrição muito técnica) para a direita, se acharem que está muito clara é só andarem com a rodinha para a esquerda.

Em sentido prático, e como eu prefiro (e aprendo melhor com) exemplos visuais, fica aqui um apanhado das diferentes exposições.
Para facilitar as minhas configurações foram: f/ 4.5 (isto é a abertura do diafragma), 200 (ISO), 1/30 (velocidade do obturador).


DSLR 101 ANTERIORES

3 comentários:

  1. isto foi daquelas coisas que precisei de muiiiito treino e muitas tentativas falhadas!

    ResponderEliminar
  2. é sempre bom saber!tive uma disciplina de fotografia onde basicamente não nos ensinaram nada...fomos aprendendo com a experiência

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Explicas tão bem estas coisinhas, Ana! Estou muito contente por já perceber estes conceitos e acompanhar perfeitamente as tuas explicações. :D E já tinha saudades do DSLR 101.

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017