BLOGGIN' TIPS | Understanding Google Analytics

14 maio 2015

Se têm um blog de certeza que já ouviram falar do Google Analytics. O melhor conselho que vos dou é: instalem-no o mais rápido possível, de preferência logo de início e certifiquem-se que está a funcionar como deve de ser. Eu instalei o meu Analytics há dois anos (o infinito tem três) mas só o consegui pô-lo a funcionar decentemente há uns meses. Foi um erro crasso da minha parte, até porque o Analytics é uma ferramenta simples de instalar, compreender e uma das mais poderosas que podem ter ao vosso dispor.

Ao primeiro contacto o Google Analytics pode ser um bicho de sete cabeças. Ele é números, gráficos em forma de tarte, mais números, parâmetros de tudo e mais alguma coisa que uma pessoa perde-se. E pode ser um bocadinho overwhelming. Mas nada temam! Estou aqui para vos mostrar que isto não é nada por ai além.

AUDIENCE OVERVIEW
(PÚBLICO ALVO > DESCRIÇÃO GERAL)
Isto é aquilo que encontram mal entram na vossa conta do Analytics. É um dos relatórios mais básicos dos dados e mostra o que aconteceu no vosso blog num determinado período de tempo (que vocês podem escolher). Os detalhes não são muitos mas no geral ficam com uma boa ideia de várias variáveis. Normalmente dou um olhinho a isto todos os meses.


O QUE SIGNIFICA CADA PARÂMETRO?

SESSÕES
Este número representa o número total de vezes que o vosso blog foi visitado num certo período de tempo e este número engloba visitantes repetidos.

UTILIZADORES
Representa o total de pessoas que visitaram o vosso blog num certo período de tempo.

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA (PAGEVIEWS)
Este número representa o total de páginas que foram visitadas pelos utilizadores num certo período de tempo.

DURAÇÃO MÉDIA DA SESSÃO
O tempo que, em média, um utilizador/visitante passa no vosso blog.

TAXA DE REJEIÇÕES (BOUNCE RATE)
A percentagem de visitantes que saem imediatamente do vosso blog assim que "aterram" na página inicial. Basicamente representa a percentagem de pessoas que só viram uma página/publicação no vosso blog.

% DE NOVAS SESSÕES
A percentagem de pessoas que visita o vosso blog pela primeira vez

----

REAL TIME OVERVIEW
(TEMPO REAL > DESCRIÇÃO GERAL)
Acho estas estatísticas muito úteis especialmente quando estou a querer fazer alterações ou updates no blog. Ao saber quantas pessoas estão no infinito a determinada hora sou capaz de evitar incomodar muitas quando faço as tais mudanças. Também conseguimos saber o que é que as pessoas estão a ver no momento, de que tipo de dispositivo estão a ver (telemóvel, computador, tablet) e de onde nos estão a ler. Powerful stuff.


----

DEMOGRAPHIC DATA OVERVIEW
(PÚBLICO ALVO > DADOS DEMOGRÁFICOS > DESCRIÇÃO GERAL)
Que faixas etárias visitam mais o vosso blog? Quem está em maior percentagem? Homens ou mulheres? É aqui que conseguem encontrar essa informação toda.


----

ACQUISITION OVERVIEW
(AQUISIÇÃO > DESCRIÇÃO GERAL)
Isto serve para ver de onde é que o tráfego ao nosso blog vem e está dividido em quatro categorias: Social, Direct, Referral e Organic Search.


O QUE SIGNIFICA CADA PARÂMETRO?

SOCIAL
O número de pessoas que vão até ao vosso blog através de uma rede social.

DIRECT
O número de pessoas que simplesmente escrevem o vosso URL no seu browser e visitam o vosso blog directamente.

REFERRAL
Esta categoria abrange outros sites ou blogs que tenham mencionado o link do vosso blog fazendo com que pessoas cheguem até vocês através deles.

ORGANIC SEARCH
Este dado mostra como é que as pessoas chegam até ao vosso blog através de motores de busca. Ao verem este dado em mais detalhe conseguem ver que palavras-chave devem usar mais para que um maior número de pessoas chegue até vocês.

----

QUE MAIS POSSO VER COM O ANALYTICS?
Uma panóplia de coisas, mas eu tomei a liberdade de escolher algumas para vos mostrar que são as que eu uso mais (e as que acho que dão mais jeito).

ONDE É QUE AS PESSOAS VÃO A SEGUIR DE VISITAREM A PÁGINA INICIAL DO BLOG?
(COMPORTAMENTO > FLUXO DE COMPORTAMENTO)
Isto é um recurso muito útil para compreendermos o bounce rate. Porque é que as pessoas estão a ir embora? Será que foi por terem carregado num anúncio? Por não terem links antigos (e relevantes) para clicarem e, consequentemente, permanecerem no blog? O que é que posso fazer para melhorar isso? Esta página ajuda.


----

QUE PUBLICAÇÕES SÃO MAIS PARTILHADAS NAS REDES SOCIAIS?
(AQUISIÇÃO > SOCIAL > PÁGINAS DE DESTINO)
Estas são as publicações que têm a potencialidade de se tornarem virais. Continua a promovê-las!


----

QUEREM SABER QUAIS SÃO AS VOSSAS PUBLICAÇÕES MAIS POPULARES BASEADAS NUMA DATA ESPECÍFICA?
(COMPORTAMENTO > CONTEÚDO DO WEBSITE > TODAS AS PÁGINAS)
Estas estatísticas são óptimas para aquelas publicações de retrospectiva no fim do ano ou então numa espécie de apanhado de publicações mensais.

QUEREM SABER QUE PUBLICAÇÕES FORAM MAIS POPULARES NO ÚLTIMO MÊS BASEADO NUM ANO ESPECÍFICO, TAG OU CATEGORIA?
(COMPORTAMENTO > CONTEÚDO DO WEBSITE > ANÁLISE DO CONTEÚDO)
Destas estatísticas conseguimos ter uma noção que meses receberam mais engagement dos visitantes, que tópicos os leitores acham mais interessantes e muito mais.

QUEREM SABER QUE PÁGINAS É QUE OS VISITANTES VISITAM PRIMEIRO NO BLOG? E EM ÚLTIMO?
(COMPORTAMENTO > CONTEÚDO DO WEBSITE > PÁGINAS DE DESTINO) ou (COMPORTAMENTO > CONTEÚDO DO WEBSITE > PÁGINAS DE SAÍDA)
Estas serão as páginas que devem ser actualizadas em primeiro lugar quando estiverem a passar revista ao conteúdo antigo. Estas também serão as páginas onde deverão adicionar mais links internos para fazerem com que as pessoas passem mais tempo no vosso blog.


----

No geral isto é tudo o que precisam de saber, mas com a prática e com o uso mais regular do Analytics vocês irão descobrir muitas mais potencialidades que poderão vir a ser muito úteis!


9 comentários

  1. Super informativo este post! Adorei! Ainda não me tinha debruçado muito acerca desta ferramenta e agora fiquei a perceber tudinho! Muito obrigada!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu não percebo nada do Google Analytics mas com este post vou conseguir explorá-lo melhor. Muito obrigada por teres escrito este post tão informativo e útil, vai realmente ajudar-me a mexer melhor no "bicho" :)

    Beijinhos
    Bruna, HAVE AN OPEN HEART

    ResponderEliminar
  3. Há uns tempos fiz um post sobre o Analytics tim tim por tim tim sobre a instalação e para que servia e depois ficou na minha lista de posts a fazer um sobre isto. Certamente já não o vou fazer, vou rrecomendar o teu que está perfeito!!

    ResponderEliminar
  4. No início também fiquei um bocado perdida com o analytics! Agora já percebo melhor :)

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei este post! :) eu uso esta ferramenta há uns meses e havia apartados que eu não sabia o que eram e agora já fiquei esclarecida, obrigada pela explicação! :)

    beijinhos
    Pretty Little Stories

    ResponderEliminar
  6. O post foi super útil, mas precisava de um que explica-se como colocar essa ferramenta a funcionar bem, nomeadamente, ao nível da instalação!

    Beijinho*
    Lucie B.
    http://teoriasdela23.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito deste post, vou ver se já tenho isto instalado, porque se tenho, nem sequer estou a usar.

    ResponderEliminar
  8. Já passaram alguns meses desde a publicação deste post, mas tinha de comentar. É super informativo. Recentemente criei um blog e entretanto comecei a usar o Google Analythics, mas não sabia mais do que o básico - a descrição geral, no fundo. Agora estava aqui a passear pelo teu blog e dei com este post, muito organizado, sintético e informativo. Tenho de agradecer, pois facilitaste-me a vida :)

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017