MOVIES | The Imitation Game

14 fevereiro 2015

"Bom, mas isto muda tudo."

É uma expressão relativamente comum, utilizada maioritariamente em situações rotineiras como preparar uma tigela de cereais antes de descobrir que o leite passou de prazo.

No entanto, em alguns casos, a expressão é completamente justificada. Em 1974 foi revelado ao Mundo que o código Nazi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial - conhecido como Enigma - tinha sido decifrado por um pequeno grupo de matemáticos ingleses.
Se não sabem que era o matemático que respondia pelo nome de Alan Turing então o The Imitation Game é uma excelente introdução a este indivíduo complexo cujas descobertas serviram de base aos computadores modernos.

A película, que é baseada no livro Alan Turing: The Enigma, é uma espécie de filme de agentes secretos porque tem espionagem e segredos no seu núcleo misturados com o horror da guerra enquanto Turing e os seus colegas trabalham durante horas a fio para decrifrar o código dos Nazis ao mesmo tempo que Alan tenta manter um segredo pessoal apesar de toda a gente à sua volta saber do que se trata.


É verdade que algumas liberdades foram tomadas ao retratar os factos históricos neste filme. Se isso vos incomoda então é capaz de não ser o filme mais indicado para verem, no entanto a história no seu todo é autêntica (só mudam alguns detalhes aqui e ali). É, antes de tudo, um filme que retrata um homem, não um documentário sobre a sua vida.

É uma história surpreendente, tanto pela sua maravilha e miséria e este filme tenta capturar ambos os pontos. Ponto a liberdade artística de lado, o desempenho magistral de Cumberbatch traz à vida um homem cuja genialidade matemática foi combinada com a sua dislexia social e o seu tormento em ser gay numa época em que a homossexualidade ainda era ilegal sob a lei britânica. A performance é sensível e comovente e transforma-se no coração do filme e uma das melhores razões para o vermos.

Classificação infinito mais um: 8/10
Classificação IMDB: 8,2/10

                       

14 comentários

  1. Sem dúvida que, deixando referencias histórias e cientificas de lado, a perfomance do Cumberbatch vale cada minutinho do filme. Subscrevo!

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tive oportunidade de ver este filme, mas tenho mesmo de o fazer, num futuro próximo.

    ResponderEliminar
  3. Este filme está tão, tão bom! É inacreditável como tudo aconteceu e até há bem pouco tempo só poucas pessoas conheciam a verdade por detrás...

    beijinhos
    http://pretty-little-stories.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Filmes deste género têm um lugar especial na minha vida!
    http://theventuraproject.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei imenso! (Tenho um lugar especial no coração para filmes que se passam pela altura da 2ªGM :p)

    ResponderEliminar
  6. Gostei mesmo muito. Adoro filmes que retratam a época das grandes guerras.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei curiosa, mais um para a minha lista,:p

    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia mas já fique com vontade de ver.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia mas já fique com vontade de ver.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. para ser sincera, achei este filme muito mas mesmo muito semelhante ao do wikileaks...depois achei que o filme acaba por não ser completamente especifico em relação ao alan, apesar de ser sobre o alan, e portanto senti que houve partes que ficaram mal contadas. no entanto, é efetivamente um filme bom e agradável de ver

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  11. Oh pah, isto está-me a mandar estudar xD é que esta coisa de andar estudar máquinas de Turing nas cadeiras todas e chegar aqui deparar com isto... xD Pode ser que o veja. ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017