PERSONAL | Beat Cancer, Go Pink!

Em Outubro usa-se cor-de-rosa e não só às Quartas-feiras. Desde de mil novecentos e oitenta e cinco que o mês de Outubro é considerado em toda a parte como o Breast Cancer Awareness Month (Mês de Consciencialização para o Cancro da Mama) e aproveitei o mote lançado pela Patrícia do The Juicy Glambition para falar de um tema tão importante como este aqui no blog.

Ainda me lembro do dia em que o telefone tocou cá em casa e vi a postura da minha mãe se alterar enquanto recebia as notícias que a sua irmã - minha tia - tinha acabado de ser diagnosticada com cancro da mama. E ficamos todas entorpecidas com a notícia. Felizmente a minha tia tinha sido diagnosticada a tempo, mas custou-nos imenso não conseguirmos estar com ela e perto dela nesse momento devido a grandes impedimentos geográficos.

Depois começaram os tratamentos e fizemos questão que a minha tia nos telefonasse todos os dias, e quando não o fazia telefonávamos nós. Foi difícil para mim e para a minha mãe, mas ainda mais para a minha tia. Vi-a envelhecer anos em semanas mesmo que as rondas de tratamentos não tenham sido muito extensas. No entanto nunca a vi desistir, a se encostar a uma parede e dizer que já não queria mais, que estava cansada. Nunca a vi perder o sorriso, a boa disposição e o optimismo. Nunca a ouvi queixar-se. E quando o cabelo começou a enfraquecer ela aceitou-o com graciosidade e como parte da vida.


Aprendi imenso com essa mulher da minha vida nesse período de tempo. E hoje posso dizer que a minha tia deu um a zero ao cancro da mama.
O diagnóstico precoce é importante mas o auto-exame é fundamental e todas nós o devemos fazer uma vez por mês logo após a menstruação. E é muito simples de fazer...

E devem ter atenção a estes sintomas (mais AQUI).
E homens, façam o favor de se prevenirem também que este cancro não é exclusivamente feminino. 





 
Podem encontrar-me também aqui:

5 comentários:

  1. Muito obrigado por um posts destes. A minha avó morreu da doença pelo que este tipo de iniciativa me deixa mais próxima e pensativa, como carente. Obrigado, muito obrigado pelas palavras e pelo post de alerta. :)
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    http://thesweetest-life.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. é uma grande iniciativa, também me vou juntar! :)
    gostei muito do teu blog, já estou a seguir! ;)
    beijinhos

    http://terescrubs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Por acaso comentei num outro blogue que o pai do meu namorado está a passar pelo cancro da próstata sabendo que este movimento está mais direcionado para o cancro da mama, mas nunca é demais partilhar histórias que não acontecem só aos outros.
    Há uns meses atrás também apanhei um susto terrível: tinha inchaços no pescoço e nas axilas e doíam imenso. Fiz uma data de análises mas estava sempre tudo bem. Chegou-se há conclusão que foi uma reacção alérgica ao aparelho uma vez que houve aí uma altura que eu andava toda cortada e cheia de feridas na boca por causa do aparelho. Felizmente, foi só mesmo um susto.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente passei o mesmo com a minha mãe, e com uma tia. Mas felizmente ambas as histórias tiveram final feliz. O importante é mesmo a prevenção, e este tipo de iniciativas são muito importantes :)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada por partilhares estas dicas :). É preciso alertar para estes problemas porque não acontecem só aos outros e a prevenção é sempre o melhor remédio.

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017