OFF TOPIC | #nomakeupchallenge

15 setembro 2014

Sou sincera: esta moda recente dos desafios por causas nobres passam-me um bocadinho ao lado. Não é por má vontade ou por me serem indiferentes mas se é para ajudar alguma instituição e causa prefiro fazê-lo de forma anónima, sem anunciar ao Mundo e sem arrastar pessoas - que podem nem estar para ai viradas - para o fazer.

Mas depois há duas semanas atrás a Catarina do Joan of July nomeou-me para o No Makeup Challenge. E o caso mudou de figura. Porque este desafio em específico serve para chamar à atenção ao cancro da mama.
Já tive que lidar com esta doença de muito perto no meu seio familiar e, por isso, acabo sempre por ficar um bocadinho mais sensibilizada para a causa do que as pessoas que não tiveram que lidar com isto de tão perto.


Ao fazermos a pesquisa, damos de caras com centenas de artigos sobre este desafio e vemos também que inúmeras celebridades - incluindo as portuguesas ou não repararam no número anormal de fotografias sem maquilhagem espalhadas pelas redes sociais? - decidiram aceitar o desafio. Só no Reino Unido, este desafio das selfies conseguiu angariar dois milhões de libras. Citando a Catarina: “Isto é que é usar as redes sociais para fazer algo bom e extremamente positivo”.

Não sei qual é a ligação entre uma cara sem maquilhagem e o cancro da mama, mas deve existir (tal como existe no Ice Bucket Challenge) no entanto o importante é que há realmente dinheiro a ser movimentado e aplicado. Não podemos ver sempre tudo de forma negativa.


Como em qualquer outro desafio deste género o objectivo é angariar donativos, por mais pequenos que sejam. Neste caso para uma associação que trabalha directamente com mulheres (e respectivas famílias) que estão a batalhar contra o cancro da mama.

Eu decidi dividir o dinheiro que podia dispensar em donativos por duas associações: a Laço e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Podem explorar os sites e decidir que maneira de contribuir vos dá mais jeito.
As pessoas nomeadas não são obrigadas a fazer nenhum donativo. O espalhar a palavra já é uma ajuda. Mas caso queiram fazê-lo não se esqueçam que não precisam de doar muito dinheiro. Se cada pessoa doar um euro, no fim, o conjunto faz uma grande diferença!


E como estas coisas requerem que nomeemos pessoas, cá ficam as minhas quatro nomeadas (tomei uma pequena liberdade de acrescentar mais uma): Ana Sardo do Playground Love; Sofia do Escrevi-te Um BlogInês (também conhecida como sis) do 'Atão, Zabel!? e a Cristiana do Salto Alto.

A quem não nomeei: sintam-se livres para fazerem este desafio! Quantas mais melhor!





 
Podem encontrar-me também aqui:

6 comentários

  1. Eu não sabia, ainda, que o objetivo desse desafio era chamar a atenção para o cancro da mamã :)

    ResponderEliminar
  2. costumo andar sem maquilhagem quando estou mais pelos arredores de minha casa, mas quando vou sair não dispenso base e afins x)

    ResponderEliminar
  3. Revi-me no teu texto, Ana. Também não sou nada destas coisas, mas realmente o cancro da mama é daquelas coisas que me são próximas. Acho que são muitas as pessoas que já lidaram com esta doença, ainda que indirectamente através de alguém próximo.

    Também desconheço a ligação entre isso e as selfies de cara lavadas, mas olha, whatever works!

    Estás uma gracinha, não assustas ninguém, acho que exageraste quando disseste que ias assustar leitores. :P*

    www.joanofjuly.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana, ontem perguntei à Cristiana do blogue Salto Alto se ela me podia ajudar com um bom editor de fotos, gosto muito da forma como ela tem o logótipo do blogue e a imagem de "parcerias" e "e-mail". Então ela disse-me para vir falar contigo porque és um Às nestas coisas. Estudo marketing e estou a meio de um trabalho do curso e preciso de fazer esse tipo de imagens, letras... Ajudas-me?

    deixo aqui o meu mail:
    ana_patriciazzita@hotmail.com

    Obrigada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017