OFF TOPIC | O Exame, Ai O Exame

27 junho 2014

Fiz exame de Matemática A na Quinta-feira. E desde dai tenho sido bombardeada pelas pergunta da praxe "Como te corre?", "Que tal foi?" por parte dos meus amigos e colegas.

Não queria falar sobre isso. Não porque me correu mal mas porque é chato. Estive três semanas a comer, beber e respirar Matemática e apetecia-me, sei lá, respirar um bocadinho. Não pensar na dita nem que fosse por vinte e quatro horas.

Mas vocês são insistentes - irra! - por isso vou-vos falar do que eu achei do exame.

Não achei o exame difícil. Aliás: achei-o bem mais acessível do que o do ano passado. Para mim, as primeiras três perguntas (e respectivas alíneas) foram dadas e foram oferta da casa. A partir dai a coisa complicou. Mas não foi por isso que ele não se fez. Tínhamos três horas que é mais do que tempo suficiente e, com um bocadinho de raciocínio conseguíamos chegar ao resultado. Correu-me bem, pronto.

Mas depois começo a ver notícias como ESTA e ESTA e ponho-me a pensar que, das duas uma:
a) Ou eu fiz um exame completamente diferente dos restantes cinquenta mil alunos;
ou
b) Sou uma iludida da vida e afinal aquilo que fiz está tudo mal e eu devia de ter vergonha de dizer que foi acessível.

Mal ou bem está feito. Os resultados saem a onze de Julho e até lá estou de férias - e merecidas! Depois disso logo se vê!
(Agora podemos fazer de conta que a Matemática não existe, por favorzinho?)





 
Podem encontrar-me também aqui:

5 comentários

  1. Não fiz este exame e alías nunca fiz nenhum de Matemática A porque na altura era de Humanidades, mas não podia deixar de comentar os títulos das notícias. Como é óbvio, há sempre algúem a quem corre bem os exames (como foi o teu caso, se não isso não explicava as excepções com boas notas - por falar nisso, boa sorte, espero mesmo que tenhas um bom resultado), mas claro que isso não vende jornais, e então o melhor é mesmo falar no "horror" e "tragédia" que são os exames, quando na realidade bastava é a quantas pessoas simplesmente estudar mais, porque vamos admitir, somos uma cambada de calões que gostamos que a papinha esteja toda feita. E se as pessoas são assim ainda no secundário, se forem para a universidade, vão levar com um valente balde de água gelada...

    Eu quando fiz o 12º ano também foi a mesma história - aliás, acho que é assim todos os anos. O exame de Português é sempre um drama enorme, por isso também achei que eu tivesse feito, na altura, um exame diferente de toda a gente porque o achei acessível e ele até me correu melhor do que estava à espera. Eu depois reparei que nalgumas questões, se as pessoas realmente tivessem estudado e prestado atenção aos profs. durante as aulas, se calhar tinham tido melhores notas. Por isso, o exame até que não era assim tão "bicho papão" como toda a gente o pintou. E depois o exame de História A é sempre outro "bicho papão" que honestamente não podia ser mais acessível. Não sei como está agora com todas estas mudanças (idiotas), mas enquanto estive no secundário, sempre achei que os grupos de questões eram quase totalmente previsivéis. Mas enfim... Como o que vende jornais é a "tragédia", nada melhor do que exagerar nas notícias. E aliás, ainda que não tenha lido as notícias, não acredito que pelo meio haja a referência a algumas pessoas a quem lhes tenha corrido bem o exame.

    Para resumir, desejo-te boa sorte :) E aproveita bem estes dias para descansares.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se reparaste, mas numa das notícias as opiniões foram pedidas a pessoas que têm média de 10 à disciplina, ou que anularam matrículas (por nem isso terem) e casos do género. Na segunda, os professores acham sempre que se deve nivelar por baixo, ou seja, se no ano passado a média foi de 8,2, então este ano tem de se baixar o nivel de dificuldade. E daqui a 30 anos um exame de matemática do 12º é igual a um da 4ª classe. Por favor! Por exemplo, eu que sempre fui aluna de 12/13, cheguei ao exame e tive 16. Sim, matei-me a estudar, mas valeu a pena... Vais ver que vais ter boa nota, em conformidade com o esforço aplicado :) e depois queremos saber para ficarmos muito felizes por ti! *

    ResponderEliminar
  3. é mesmo como dizem nos comentários anteriores, diz-se nas notícias que as pessoas que foram entrevistadas não tinham grandes médias... eu fiz o exame e achei-o um bocadinho complicado, no entanto, consegui fazer tudo. mas eu tenho uma nota muuuuuito boa a matemática e estudei imenso para o exame. acho que o exame se fazia para quem dominava a matéria mas para quem não a dominava, era um bocado complicado!

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz esse exame no ano passado mas sinceramente só queria era despachar pois estava concentrada nas provas de ingresso. Espero que tenhas uma grande nota :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que te correu bem! Boas férias :)

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017