MOVIES | Chocolat

A FOX Life é a minha sala de cinema de Domingo à tarde quando todos os outros canais se dignam a passar coisas sem interesse - pelo menos para mim. Quando vi que um dos filmes da tarde de hoje era o Chocolat plantei-me à frente da televisão e não me mexi mais até acabar o filme.

Sinopse: Quando uma misteriosa mulher e a sua filha chegam a uma pacata aldeia francesa no Inverno de 1959, ninguém poderia imaginar o impacto que a impressionante Vianne e a sua espirituosa filha viriam a ter nesta pequena comunidade repleta de preconceitos e tradições. Pouco tempo depois de chegar, Vianne abre uma invulgar loja de chocolates repleta de tentadoras confeções. O seu mágico dom para adivinhar os desejos mais secretos dos seus clientes e satisfazê-los com os seus divinos preparos, leva os aldeões a entregarem-se à tentação e aos seus prazeres. No entanto, é só quando um outro forasteiro, Roux, também ele atraente e sedutor, chega à aldeia, que Vianne reconhece os seus próprios desejos. Mas nem toda a gente se encontra deslumbrada com Vianne. Reynaud, um nobre residente que assumiu a direcção moral da aldeia, vê em Vianne uma ameaça à sua ordem e conjunto de princípios, e, numa tentativa de bani-la de aldeia, proíbe a todos a entrada na sua loja, desencadeando um confronto entre aqueles que defendem a chocolateira e os seus chocolates e os que a menosprezam.
{via}


Este é um daqueles filmes que nunca me canso de ver e, sempre que dá na televisão, faço questão de o acompanhar de início. Não é considerado uma "obra-prima" pelos críticos mas é um excelente filme. Tem a dose certa de romance, drama e comédia bem regados com chocolate, muito chocolate.

A estrutura do filme é clássica, linear e até certo ponto previsível, mas ver as acções desenrolarem-se é tão maravilhoso como ouvir a nossa mãe contar-nos a nossa história favorita pela enésima vez.
Chocolat é uma espécie de fábula encantadora e de coração leve que aborda o preconceito de forma clássica mas que não deixa de ser inovadora.

No entanto não se podem deixar enganar com a leveza deste filme. Ele consegue abordar assuntos delicados - neste caso a religião visto até que o filme se passa na altura da Quaresma - com muito bom gosto. A maioria dos filmes que critica a religião diz que essas instituições devem ser abolidas. Chocolat sugere que o problema está na forma em como as pessoas manipulam essa mesma religião para obterem o que querem.

É uma viagem deliciosa e saborosa durante os seus 115 minutos de duração - sem contar com os intervalos pelo meio para irem dar uma dentadinha naquele chocolate só porque ficaram com muita vontade (acreditem, eu compreendo-vos!)

É uma receita antiga como um bolo feito em casa. Antiga, irresistível e deliciosamente doce.

Se ainda não vos convenci: este filme tem planos decadentemente deliciosos de chocolate e tem um Johnny Depp mais novo e charmoso como sempre.

Classificação infinito mais um: 8/10
Classificação IMDB: 7,3/10





 
Podem encontrar-me também aqui:

10 comentários:

  1. Vi este filme ontem à noite, por acaso. É sem duvida um filme delicioso, como o nome indica. Super suave mas que nos transmite tantas mensagens. Estes clássicos são sempre agradáveis de se ver, faço das tuas palavras minhas.
    P.s: temos de admitir que a belezura do Depp dá ali um certo encanto extra à história :p

    ResponderEliminar
  2. Tenho em DVD e tudo, adoro!
    Conheci porque quando era mais novinha adorava (e ainda adoro) o Johnny Depp e acabei a ver maior parte dos filmes dele :p gostei muito deste, por acaso

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Gosto taaanto deste filme :) Que pena que não vi.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro este filme! Vi-o por causa do Johnny e não me arrependi nada! É mesmo delicioso :D

    ResponderEliminar
  5. Estava eu na cozinha a fazer um bolo brigadeiro e meto na fox life e está a dar isto :) Um dos meus favoritos! O Johnny neste filme está... *inserir som sexual* hahaha

    ResponderEliminar
  6. Já li o livro e vi o filme e posso dizer que adoro!

    ResponderEliminar
  7. Adoro o Johnny, portanto, adorooo esse filme :)
    Beijinhos*
    Treze Mundos

    ResponderEliminar
  8. txiii, esse filme! gosto mto :)

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Não me parece que seja do meu gosto e não, Johnny Deep não me convence. =X
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Diário d'uma novata

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017