WEB FINDS | UNICEF Tap Project

19 fevereiro 2014

Desta vez o web finds não é sobre uma página de Facebook fofinha nem sobre um projecto engraçado no Tumblr. É mais do que isso. É um desafio, desafio esse cujos resultados podem fazer a diferença.

O UNICEF Tap Project nasceu em dois mil e sete e é uma campanha direccionada a providenciar acesso a água limpa - e por limpa entenda-se própria para consumo. Muitas pessoas em diversos países à volta do Mundo não têm acesso a água limpa e segura e por isso a UNICEF teve a ideia de avançar com esta campanha genial na qual qualquer pessoa pode ajudar sempre de maneira fácil.

Todos os anos o desafio é diferente. E para o ano de dois mil e catorze a pergunta e a forma de ajudar devem ser do mais simples possível.

Quanto tempo são capazes de estar sem usar ou tocar no telemóvel?

É difícil hoje em dia evitarmos estar constantemente ligados ao que se passa em nosso redor, seja no Facebook, Twitter, via e-mail. A informação parece que voa e temos a sensação que perdemos as notícias - sejam elas quais forem - se passarmos apenas algumas horas desligados.
E contra mim falo que estou constantemente a verificar o meu e-mail, a ver se perdi alguma coisa no Facebook e a ver o que se publica no Instragram e pelos blogs. É complicado estarmos desligados, é. Mas e quando é para ajudar uma boa causa? Seriamos capazes?

Este ano o desafio que o Tap Project da UNICEF propõe é que nos desliguemos. Por cada minuto sem tocar no telefone um patrocinador da UNICEF proporciona um dia de água potável para uma criança necessitada.

Se vos consegui interessar fiquem já a saber que participar é facílimo!
Basta acederem ao site da UNICEF Tap Project através do vosso browser do telemóvel - sim, eu sei que parece meio redundante, mas tinha de haver alguma forma de contabilizar, certo? E não podia ser uma app porque essas correm em segundo plano e ai o objectivo apesar de ser cumprido não tinha o mesmo impacto que deveria ter.

Depois de acederem ao site no browser de internet do vosso telemóvel só têm de carregar no botão que diz 'Begin'. A partir dai são direccionados para uma outra página que vos explicará que cada minuto que vocês estão separados do vosso telemóvel equivale a um dia de água potável. Só têm de carregar no botão que diz 'Continue' e pousarem o vosso telemóvel numa mesa (ou em qualquer outra superfície plana). É tão simples quanto isso!

Existirá um relógio a correr e a contar quantos minutos vocês aguentam sem jogar as mãos aos vossos telemóveis. Quanto tempo durarão?


{screenshots via}

Ao longo do tempo em que vocês não mexem no telemóvel vão surgindo no ecrã mensagens com informações e comparações que tentam mostrar como a vida de milhões de pessoas em todo o Mundo está em risco por falta de bens básicos.

Uma das mensagens que captei (e a minha preferida até à data - sim, que o desafio ainda está a correr no meu telemóvel!) foi a seguinte: "Neste tempo em que não mexeste no telemóvel [2:20] 1620 pessoas publicaram imagens de comida no Instagram. Tu ajudaste o Mundo."

Num Mundo que parece que está completamente imerso em tecnologia, este projecto da UNICEF serve para meter as coisas em perspectiva. A iniciativa usa também um conceito de gamification, isto é, transforma uma tarefa num jogo, mostrando informações de desafio.
É uma boa maneira de meter tudo de lado, mesmo que seja apenas por alguns minutos, enquanto ajudamos alguém ao mesmo tempo.

Têm até dia 28 de Fevereiro para o fazer. De que estão à espera? Pousem o telemóvel e ajudem uma pessoa!
E passem a palavra, que quantos mais, melhor!

(Podem saber mais sobre o projecto AQUI)

[E antes que atirem que isto é só para iPhones: falso. O meu bichinho é Android e não é por isso que não gosta de ajudar! Resulta em todos os smartphones, em princípio!]





 
Podem encontrar-me também aqui:

7 comentários

  1. Eu estou a fazer hoje! Já vou em 1h e 7min :)

    ResponderEliminar
  2. Ui, se eu tivesse um iPhone a África inteira tinha água para vários anos. xP Mas vou ver se o meu rapaz alinha.
    Obrigada pela divulgação. ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    ResponderEliminar
  3. Vou aderir sem duvida!
    amanha vou deixar o telemovel em casa, já para não cair na tentação, sem antes quando não havia telemoveis sobrevivi, hoje em dia também, ainda para mais por uma boa causa!

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz hoje durante as aulas, estive 40 minutos sem tocar em cada uma delas por isso já foi um bom contributo :)

    ResponderEliminar
  5. O meu é android e não dá :( alguém me sabe dizer porquê?

    ResponderEliminar
  6. eu cada vez que tento não dá :(... não suporta ou não sei!

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017