140

06 novembro 2013

Não há nada que me tire mais do sério do que pessoas que não sabem o mínimo de gramática e que assassinam o Português basicamente em cada palavra que escrevem.

É alarmante que cada vez mais pessoas (sobretudo malta jovem) escreve coisas como "comes-te" em vez de "comeste""Á muito tempo" em vez de "Há muito tempo" e coisas como "cede" em vez de "sede" trinta vezes num texto (vi este último num blog cuja rapariga por detrás dele tinha uma licenciatura em Comunicação e não, não me enganei no sentido da palavra que ela queria escrever e não escreveu), "opra" em vez de "ópera", "vesse" em vez de "vê-se" e tantas coisas mais que eu cada vez que vejo morro um bocadinho por dentro.

Sou a única a ficar preocupada e descontente com este descuido e desinteresse perante a nossa língua? É que é cada vez mais raro encontrar alguém que saiba, no mínimo, escrever correctamente...





 
Podem encontrar-me também aqui:

18 comentários

  1. "Comes-te" faz-me pensar que há muitos actos de canibalismo no nosso país...tenho medo, muito medo!

    ResponderEliminar
  2. Pessoas que precisam de fazer o que eu estou a fazer neste momento, estudar português :p

    ResponderEliminar
  3. Acredita que não és!
    Também é algo que me irrita imenso, principalmente em registos mais sérios.
    (Isto porque em conversas entre amigos tento-me controlar para não os corrigir, dou o desconto da falta de atenção ou wtvr <_<)

    Beijinho *
    That Tasted Purple

    ResponderEliminar
  4. Eu admito que dou muitos erros em portugês. Mas na minha escola tinham um curso de latim, e decido ir visto que era algo que já queria fazer algum tempo, e na realidade ajudou-me bastante.

    immolabit.blospot.com

    ResponderEliminar
  5. Isso é tão, mas tão mau... Há colegas meus que parecem que quando estão a escrever são crianças de 5 anos!

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo! O "à" em vez de "há" é um major pet peeve meu; é daquelas coisas que até me causa espécie, porque são conhecimentos mínimos que as pessoas deveriam ter. Enfim, isto tudo é no mínimo triste. Pior é quando vês tais erros em blogues de cujas bloggers até gostas imenso, porque depois até ficam com má imagem da pessoa :S

    ResponderEliminar
  7. Oi Ana!
    Há muito acompanho seu blog, mas nunca comentei. Dessa vez não resisti pois faço faculdade de Letras e precisei vir dar minha opinião rs
    Sou brasileira e aqui o Português anda da mesma forma. Realmente, na escrita, é preciso seguir o padrão(ou gramática normativa). Já na fala é bem mais complicado porque existe a variação linguística, já que uma língua viva tende a sofrer mudanças com o tempo.
    Mas voltando a escrita, sim, ainda me dá embrulho no estômago ler certas coisas. Imagino como é pra vocês que ainda usam o 'Vos'(que no Brasil foi substituído por você).
    Beijos!
    www.doceilusao.com/

    ResponderEliminar
  8. Isto também me tira do sério! Especialmente pessoas formadas, não entendo como não sabem escrever por vezes coisas básicas, e leio emails profissionais com erros que nem uma pessoa com a quarta classe daria!

    ResponderEliminar
  9. concordo contigo. isso irrita-me profundamente.

    xoxo,
    andy

    ResponderEliminar
  10. Como eu te entendo!
    Às vezes até me faz urticária! lol

    ResponderEliminar
  11. Há um "graffiti" no caminho para a minha antiga escola secundária que diz: "vais á escola porquê?". nem imaginas a quantidade de vezes que já desejei ter uma caneta vermelha para lhe corrigir o acento

    ResponderEliminar
  12. E o meu rapaz ainda me chama nazi grammar. XD Às vezes cometo erros mas quando reparo vou lá corrigi-lo, seja num post, numa conversa ou outra coisa.
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Blog | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar
  13. Odeio tanto quando vejo gente a escrever assim... Por acaso também achava que eram mais os jovens que cometiam erros, mas cada vez me apercebo mais de que há muita gente mais velha a escrever assim também, principalmente em e-mails que recebo de clientes aqui no trabalho. :\

    ResponderEliminar
  14. Corrigindo: Voltando à escrita.
    Fiquei encucada e ainda bem que voltei pra reler meu comentário! rs
    Bjs.

    ResponderEliminar
  15. Ai eu também me passoo quando vejo coisas dessas, em blogs entao perco qualquer vontade de lá voltar!


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. já tinha reparado nisso também. cada vez são mais os tiros que se dão à lingua portuguesa.

    ResponderEliminar
  17. não és a única assim, acredita! eu também fico bastante perturbada quando vejo erros desses, em palavras que nem sequer são complexas e que usamos diariamente - já era tempo de as saberem escrever.

    para mim escrever correctamente é algo muito importante, mas acredito que a maioria das pessoas se rege pelo "não interessa, percebem na mesma!". sim, percebemos que não se sabem expressar na própria língua...

    eighteen and a life

    ResponderEliminar
  18. Porra, é o derradeiro dealbreaker, turn off, chama-lhe o que quiseres! Isso e as abreviações escusadas em contexto de chat... Horror. E se alguém me diz "Prontos" em vez de pronto, tá o caldo entornado. Entornadíssimo.

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017