BOOKS | List of Most Surprising Banned Books

02 outubro 2013

Para dar continuidade àquela que é a primeira semana literária do blog decidi procurar curiosidades e deparei-me com a lista de livros banidos da América (podem ver a lista AQUI) e decidi partilhar com vocês aqueles que achei mais surpreendentes e também os motivos pelos quais foram banidos!

Como nunca fui impedida de ler nada sempre me fez confusão toda esta temática dos livros banidos só porque algumas escolas, associações religiosas, pais e governos se achem no direito de o fazer.

Não estou a falar de restrições devido à idades - até porque nenhum pai vai dar ao seu filho(a) de doze anos uma cópia de Fifty Shades of Grey a ler - até porque a maior parte dos livros banidos (ou proibidos) numa determinada área nem sequer estão disponíveis para leitura!

Imaginem-se com dez anos e não poderem pegar num único livro de Harry Potter ou das Crónicas de Spiderwick porque simplesmente não existem na biblioteca da vossa escola porque a Associação de Pais decretou que os mesmo são satânicos.

Fica aqui uma pequena lista de livros que já li mas que noutros países são banidos:

Tarzan de Edgar Rice Burroughs
Banido porque as autoridades consideraram o livro impróprio para os jovens pois não existia provas que o Tarzan e a Jane fossem casados antes de co-habitarem nos topos das árvores.

O Diário de Anne Frank de Anne Frank
O livro foi banido no Líbano porque aparentemente retratava os judeus de forma demasiado favorável.

 Capuchinho Vermelho de Trina Schart Hyman
As autoridades da cidade Culver City na Califórnia acharam que a versão ilustrada de Trina Hyman do clássico Capuchinho Vermelho passava outra mensagem sem ser a de "não falar com estranhos". Aparentemente julgaram que o livro passava uma mensagem a favor do consumo de álcool só porque a ilustração da capa mostra a Pequena Capuchinho com uma garrafa de vinho dentro da sua cesta (garrafa essa que a avózinha depois bebe).

 As Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain
Este livro foi banido por chamar a atenção para a desigualdade de oportunidades entre as raças e por usar uma linguagem repleta de simbolismo.

 Onde Está o Wally? de Martin Hanford
O problema deste livro não foi o seu protagonista perpetuamente perdido. O problema foi uma mulher a apanhar banhos de sol que sofre de um pequeno wardrobe malfuction - do tamanho de uma cabeça de alfinete - e acaba por mostrar os seios num dos cantos da ilustração. Este acto fez com que o livro fosse banido em Nova Iorque e no Michigan.

 Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll
Este livro foi banido numa pequena província chinesa porque retratava animais a se comportarem como humanos. 

 A colecção Harry Potter de J.K. Rowling
Banida por temas de bruxaria e satanismo.

 The Hunger Games por Suzanne Collins
Banido por ter cenas de sexo explicitas (gostava de deitar mão a esta versão do livro, visto que naquele que li u não as encontrei).

 O Código DaVinci de Dan Brown
Banido no Líbano por atacar fortemente a Igreja Católica.

 The Perks of Being A Wallflower de Stephen Chbosky
Este livro foi banido nos EUA por abordar assuntos como: homossexualidade, por ser sexualmente explícito, por cenas anti-família, linguagem ofensiva, pontos de vista religiosos, drogas e suicídios.

Se tiverem curiosidade podem consultar uma lista de todos os livros banidos AQUI.

Até jazz,





 
Podem encontrar-me também aqui:

6 comentários

  1. Isto realmente, há cada coisa mais insólita. Provavelmente quem os proíbe ou nunca os leu e têm uma mente reduzida ou gostou tanto que não quer partilhar com mais ninguém.:P

    ResponderEliminar
  2. Numa destas listas encontrei uma colecção que me acompanhou durante os anos conturbados da pré-adolescência - a colecção Alice. Foi banida por "expressão da sexualidade" ou "sexualidade explicita" (não me lembro bem). Na minha opinião isso é simplesmente descabido, pois retrata o dia a dia de qualquer jovem de 13/14 anos. Mas enfim, quando querem banir algo inventam razões onde não as há.
    Um post muito interessante!
    Beijinhos

    ecoutemoiregardemoi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. a razao pela qual o alice foi banido.. que lol

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. ahahah, adorei conhecer estas curiosidades! realmente há povos muito mesquinhos...
    eighteen and a life

    ResponderEliminar
  5. Isto é daquelas coisas que não sei se ei-de chorar ou rir, porque não cabe a ninguém estas justificações. Nem sei bem qual delas é que faz menos sentido (se bem que nenhuma faz sentido). Eu também gostava de ver a essa versão do "The Hunger Games": é toda uma história diferente daquela que lemos.

    ResponderEliminar
  6. Bem, algumas até compreendo mas Harry Potter satanismo e Hunger Games sexo? O_O Anda o mundo de pernas para o ar...
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Blog | Facebook | Youtube

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017