TV SHOWS | North & South

19 maio 2013

Adoro livros, filmes e séries de época e a BBC nesse aspecto é a rainha e apresenta adaptações (e às vezes guiões originais) maravilhosas de livros clássicos de escritores que toda a gente aprendeu a gostar. A escolhida desta vez foi a North & South.

Esta mini-série de quatro episódios é uma adaptação do romance com o mesmo nome publicado em 1855 de Elizabeth Gaskell. Cada episódio tem cerca de uma hora.

North & South conta a história de Margareth Hale que nasceu numa família de classe média que tem uma posição privilegiada no campo do Sul de Inglaterra. Um dia o seu pai leva a família para a cidade industrializada de Milton no Norte do país e os Hale sofrem um choque cultural e social que se aprofunda à medida que Margareth se indigna com as mazelas da sociedade industrial. Por sua vez, John Thornton, que é tutelado pelo pai de Margareth, é um símbolo por excelência dessa sociedade e a sua proximidade com Margareth trará consequências inesperadas.


Esta é uma daquelas histórias que envolvem a partir do primeiro minuto. A Margareth e o John conhecem-se num cenário pouco propício e de uma maneira não muito agradável - ficamos com um bocadinho de ódio pelo Mr. Thornton (pelo menos eu fiquei).
Desde do início que sentimos a antipatia (que mascara o amor) que eles sentem um pelo outro pois as suas opiniões e visões do Mundo são em tudo muito diferentes.

A história passa-se na Revolução Industrial Inglesa, e vê-se claramente as diferenças sociais entre os donos das fábricas e os operários fazendo com que o ambiente e o cenário fiquem mais carregados e intensos.

Eu pessoalmente apaixonei-me por esta história, pelas personagens, pelo ambiente, por tudo! O meu lado de saber que nasci na época errada faz com que eu aprecie ainda mais toda esta "viagem ao passado".
Vi a série numa tarde, por isso podem ver o quão envolvente e apaixonante é, e recomendo vivamente a toda a gente que gosta de séries/filmes/livros de época e até para quem não gosta muito - com esta não se arrependem!

(O Mr. Thorton é tão handsome e quite charming. Estou a ter um ligeiro ataque de fangirling.)

Até jazz,

6 comentários

  1. gosto imenso de séries, filmes deste género...tenho pena de não ter tempo suficiente para ver esta outras séries - que vício!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Também adoro este tipo de séries e filmes do género :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Também adoro deste género de séries, super vitorianas e tal :p
    é lindo!!!! :)
    Aconselho-te a veres The Paradise e Mr. Selfridge :)
    sao do mesmo genero.

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu não conheço mas acho que vou já espreitar o trailler. Se o recomendas, é porque será boa escolha. :)

    ResponderEliminar
  5. não sou de ver este tipo de séries mas pelo que contaste parece ser bem gira e acho que vou ver! :)

    xx
    run-your-world.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Esse Mr. Thorton é o anão princial do The Hobbit! OMG! Ahahah. Parece-me boa a série, sou capaz de lhe dar uma chance. ;)

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017