BOOK REVIEW | 50 Shades of Grey

26 dezembro 2012

Tumblr_m6ubzldk621rwsslgo1_500_large
Eu quando comecei a ler este livro já sabia para o que ia, mas a curiosidade (maldita!) fez com que o lesse de uma ponta à outra em pouco mais de um dia (sim, isto vem relativamente atrasado mas tinha de organizar as ideias).


Devo confessar que me fartei de rir no primeiro capítulo. Não sei se era suposto ou se fui a única, mas ri-me. E ri-me muito.
Uma das coisas que mais me chateou neste primeiro volume foi o tipo de linguagem utilizada. A adaptação para o português não foi a melhor o que resultou em palavras e expressões infantis e literalmente traduzidas do inglês - perde-se algum encanto.

A história é envolvente, sem dúvida, e li o livro sem parar (entende-se o fenómeno aqui), mas depois dos primeiros seis capítulos torna-se um tanto ou nada repetitiva: se for preciso há a descrição de uma relação sexual de duas em duas páginas.

Contudo, uma das partes que mais gostei, foram todas as ocasiões em que houve troca de e-mails entre a Anastasia e o Christian (Grey). Eram divertidos e cheios de ironia. Cenas de sexo à parte, os momentos entre os dois variam do amoroso para o hilariante. Novamente friso que não estava nada à espera de rir à gargalhada ao ler este livro (antes pelo contrário) e foi uma surpresa agradável.

A autora pecou em nos ter escondido tanto – quase nada foi revelado sobre o controlador obsessivo-compulsivo e, por isso (e não só) não me satisfez. Uma das coisas ridículas do livro é toda aquela situação da "deusa interior". Seriously? O que é aquilo? Achei que a personificação do subconsciente dela apenas veio infantilizar a personagem, tornando-a um pouco instável.

No fundo houve uma história, houve sedução, conquista, romance…e sim, também houve um pouco de perseguição por parte de Grey.

Estou bastante curiosa para ler os outros dois volumes até porque o primeiro não acaba exactamente - o final fica aberto, e eu não gosto de finais abertos.

Classificação ∞ + 1: 3,5/5

Até jazz,


8 comentários

  1. Fiquei curiosa em relação a esse livro, mas não sei se o quero mesmo ler x)

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que não se deve julgar antes de ler, mas acho que esta é mesmo daquelas situações em que se pode fazer isto. Não li o livro e não tenho qualquer intenção de o ler, pois acho que seria tempo desperdiçado. Para romances, já chega Nicholas Sparks (nada contra, só não aprecio), porque de resto não há muito que se aproveite nesta obra literária. Acho que as pessoas se habituaram um certo tipo de literatura e já esperam certo tipo de coisas quando começam a ler um livro, por isso é que isto teve tanto sucesso, e a meu ver infelizmente. Não apresenta qualquer desafio, o enredo é extremamente básico e o argumento é pobre. Mas pronto, tinha que vir aqui mandar o bitaite (nada contra ti, gostei da tua opinião sincera (: ) apenas porque vejo imensa gente a "dizer bem" do livro e é algo que me espanta imenso.

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu acho que acaba por ser isso mesmo: puro entretenimento. A parte das badalhoquices então... xD muitas donas de casa a ler o livro e a não se sentirem tão mal, por estar em formato de livro, porque aquilo está no limiar do pornográfico (já li algumas cenas).
    Pois, eu também :P nem sempre concordamos uns com os outros e acho que principalmente na blogoesfera é mais fácil dizer que sim a tudo e não ser fiel à nossa opinião.

    ResponderEliminar
  4. A personagem é inocente no primeiro,mais no segundo ela já o que ela quer,o que deixa a historia bem melhor ao longo das páginas e você fica cada vez curiosa para saber sobre a relação dos dois.O bom é saber que por trás do Sr Grey frio existe alguém bem melhor.
    E quem acha que vai perder seu tempo não lendo está muito enganado.Recomendo muito ler o livro,no começo achei bem sem graça mais com o tempo se torna bem interessante.

    Beijos Tati

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Já li os dois primeiros e vou a meio do terceiro.
    Sim é verdade, o que chateia é o facto de estar sempre a relatar os atos sexuais das personagens.
    E sim é verdade, no primeiro livro pouco revelam das 50 sombras de Grey, mas espreita os próximos ;)
    Na minha opinião o segundo volume foi sem duvidas o melhor dos três!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá querida
    Descobri o teu blog e estou a gostar muito.
    Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Caso queiras visita-me em:
    http://www.neuzamariano.com
    http://www.youtube.com/user/neuzamariano

    P.S.: Já te estou a seguir! =)

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2017